Minicursos

 

- Decomposição foliar em riachos

Ministrante: Dra. Cristiane Biasi (URI/Erechim)

Local: Laboratório de Ensino de Ecologia, Prédio da Limnologia, ICB (ponto 62 no mapa do campus)

 

Descrição: Em linhas gerais, a decomposição da matéria orgânica resulta na mudança de estado do detrito, sob a influência de vários fatores bióticos e abióticos. Essa transformação pode ser quantificada pela taxa de perda de massa e acontece em fases como a lixiviação, condicionamento e a fragmentação. Compreender as etapas da decomposição e as formas de mensuração das mesmas constituem a abordagem do minicurso proposto. As atividades iniciarão com questões teóricas envolvendo o estado da arte da decomposição foliar, os conceitos e teorias relativos ao tema, bem como as principais abordagens atuais. Após, será abordado a metodologia aplicada aos estudos sobre decomposição foliar. O minicurso propõe uma parte prática utilizando lupa para análise dos fragmentadores e microscópio para análise dos fungos aquáticos.

  

- Introdução teórico-prática à morfometria geométrica

Ministrante: MSc. Giselle Perazzo (FURG)

Local: Manhã: Sala Ilhas no CIDEC (ponto 2 no mapa do campus); Tarde: Laboratório de Informática da Faculdade de Direito, Bloco C, Corredor anexo ao Pavilhão 4 (número 55 no mapa da campus)

 

Descrição: O minicurso tem como objetivo apresentar a teoria da Morfometria Geométrica e suas aplicabilidades. Assim, a primeira parte do minicurso apresentará uma introdução teórica e a aplicabilidade desta ferramenta. No segundo momento, será apresentada uma introdução prática, com reconhecimento de alguns softwares utilizados na Morfometria Geométrica e desenvolvimento de exercícios. Observação: é necessário que os participantes tragam computadores pessoais.

  

- Introdução ao SIG com enfoque em ambientes aquáticos

Ministrantes: Biól. Mateus Camana, MSc. Taís Guimarães e Lara Brasil de Souza (UFRGS)

Local: Sala de Informática da Secretaria de Educação à Distância - SEAD (ponto 68 no mapa do campus)

 

Descrição: O minicurso busca fornecer uma introdução aos sistemas de informação geográfica (SIG), onde será usado exclusivamente o software livre QGIS. Serão exploradas as operações mais comuns, como manipulação da tabela de atributos e simbologia, além de análises como extração de dados, recortes e criação de buffers. Também indicaremos os principais bancos de dados geográficos que contém bases relevantes para estudos limnológicos, como os sites da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ao longo do curso, trataremos de questões de cartografia, como compreensão dos sistemas de coordenadas geográficas e projetadas e os diferentes data, elucidando como essas informações são obtidas e qual é a implicação prática da escolha de uma ou outra.

 

- Introdução ao uso de isótopos estáveis em ecologia trófica

Ministrantes: Dr. Alexandre Garcia, MSc. Adna Garcia, MSc. Sônia Huckembeck, Cínthia Negrine Fernandez, Sabrina Radunz Vollrath (FURG)

Local: Sala Lagoas, CIDEC (ponto 2 no mapa do campus)

 

Descrição: O minicurso objetiva fornecer informações introdutórias sobre aspectos teóricos (conceitos, notações, pressupostos, limitações) e práticos (triagem e preparação das amostras, modelagem isotópica) da aplicação de isótopos estáveis em estudos de ecologia trófica em ambientes aquáticos.

 

- Introdução aos estágios dormentes de zooplâncton (Cladocera, Copepoda e Rotifera)

Ministrante: Dr. Jorge Laço Portinho (Embrapa Meio Ambiente, sede Jaguariúna, SP)

Local: Laboratório de Ensino de Genética, Prédio da Limnologia (ponto 62 no mapa do campus)

 

Descrição: Conhecemos pouco sobre a importância ecológica de estágios dormentes de zooplâncton em regiões tropicais. Sendo assim, objetivo do mini-curso é apresentar, de forma introdutória, as implicações ecológicas e evolutivas desses estágios na comunidade zooplanctônica. Ao longo do minicurso, também abordaremos estudos atuais e aplicações futuras envolvendo os estágios dormentes. Por exemplo, para os estudantes (graduação e pós-graduação) que trabalham com zooplâncton (formas ativas), vamos discutir se é possível complementar seus estudos com as formas dormentes. Será também uma oportunidade para os estudantes interessados em iniciar pesquisas sobre o tema.

 

- R versus Limnólogos: será que dá match?

Ministrante: Dra. Fabiana Gonçalves Barbosa (FURG)

Local: Sala de Seminários do PPGBAC , Prédio da Limnologia, ICB (ponto 62 no mapa do campus)

 

Descrição: Nos últimos anos, a crescente popularização do R mostra a facilidade de trabalhar com essa linguagem voltada para análise de dados. Hoje, boa parte da comunidade acadêmica usa o R como programa principal para suas análises e criação de gráficos. Assim, este minicurso terá como objetivo apresentar o ambiente R. O participante aprenderá noções básicas de funções/comandos para realizar testes/análises estatísticas e criar/editar gráficos no ambiente R. E aí, será que vai dar match? Observação: é necessário que os participantes tragam computadores pessoais.